sábado, 29 de novembro de 2014

Qual é o propósito do blog: ´Bom dia, Neurose´?


Desde que Freud nos apresentou a ´cura pela fala´, já se passaram mais de cem anos. Inúmeras contribuições de outros nomes dentro da psiquiatria, psicologia e psicanálise, possibilitam uma atualização constante de conceitos e formulações. Assim, se popularizou a ciência da psicanálise, possibilitando uma interação entre leigos e teóricos, onde todos saem ganhando.

A intenção do blog é comentar alguns conceitos freudianos, numa linguagem que não deixe de ser técnica, porque é psicanalítica, mas que também não se afaste muito do limite que permita a qualquer interessado fazer uso da leitura, de uma forma que seja além de compreensível, leve e quando possível bem humorada.
Isso porque podemos sentir dor e sofrer sem fazer disto um rio de lágrimas ou um drama mexicano.

O fato de eu considerar a psicanálise libertadora me faz sentir vontade de dividir esta experiência com todos. Acredito que quanto mais pessoas livres e felizes houver, mais fáceis serão as relações em todas as suas conexões, de forma que de certa maneira, o mundo todo esteja mais fácil de lidar, mais agradável em convivência.
As opiniões serão sempre bem vindas. Lembrando apenas que como uma profissional da área psicanalítica e por acreditar nesta ciência, serei fiel aos conceitos, na medida em que eu os compreendo e os aplico não só em meu consultório, mas em minha vida pessoal.

Antes de segurar na mão de alguém para conduzi-lo por um caminho, foi necessário que eu mesma fizesse esta trilha. Foi imprescindível que eu descobrisse a dor de pisar sobre espinhos. Que curasse meus arranhões pelos tropeços e que aprendesse a refazer trajetos equivocados, assumindo as responsabilidades pelos meus erros. Só assim, desfrutando da comemoração merecida dos meus acertos e vibrando em cada vitória e a cada etapa vencida. A construção deste caminho, mais do que terapêutica, tem a função de nos lembrar de nossa condição humana, onde tudo que vem do outro, passa por mim e precisa da minha permissão para acontecer.

Embora eu não tenha o controle de nada e sobre ninguém, eu tenho sempre a opção da escolha!

SEJA BEM VINDO!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e que ele seja um sucesso. Bjão =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Núbia querida! Muito me honra sua visita, espero que venha sempre e assim de alguma forma, estaremos mais próximas. Um beijo!

      Excluir